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  • Curta Espírita: Como se pode verificar, que o homem está passando pelo período de transição?

    Curta Espírita: Como se pode verificar, que o homem está passando pelo período de transição?

  • II – Influência Oculta dos Espíritos Sobre os Nossos Pensamentos e as Nossas Ações (Perguntas 459 a 472) – O Livro dos Espíritos


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    459. Os Espíritos influem sobre os nossos pensamentos e as nossas ações?

    — Nesse sentido a sua influência é maior do que supondes, porque muito frequentemente são eles que vos dirigem.

    460. Temos pensamentos próprios e outros que nos são sugeridos?

    — Vossa alma é um Espírito que pensa; não ignorais que muitos pensamentos vos ocorrem, a um só tempo, sobre o mesmo assunto e frequentemente bastante contraditórios. Pois bem: nesse conjunto há sempre os vossos e os nossos, e é isso o que vos deixa na incerteza, porque tendes em vós duas ideias que se combatem.

    461. Como distinguir os nossos próprios pensamentos dos que nos são sugeridos?

    — Quando um pensamento vos é sugerido, é como uma voz que vos fala. Os pensamentos próprios são, em geral, os que vos ocorrem no primeiro impulso. De resto, não há grande interesse para vós nessa distinção, e é frequentemente útil não o saberdes: o homem age mais livremente; se decidir pelo bem, o fará de melhor vontade; se tomar o mau caminho, sua responsabilidade será maior.

    462. Os homens de inteligência e de gênio tiram sempre suas ideias de si mesmos?

    — Algumas vezes as ideias surgem de seu próprio Espírito, mas frequentemente lhes são sugeridas por outros Espíritos, que os julgam capazes de as compreender e dignos de as transmitir. Quando eles não as encontram em si mesmos, apelam para a inspiração; é uma evocação que fazem, sem o suspeitar.

    Comentário de Kardec: Se fosse útil que pudéssemos distinguir claramente os nossos próprios pensamentos daqueles que nos são sugeridos, Deus nos teria dado o meio de fazê-lo, como nos deu o de distinguir o dia e a noite. Quando uma coisa permanece vaga é que assim deve ser para o nosso bem.

    463. Diz-se algumas vezes que o primeiro impulso é sempre bom; isto é exato?

    — Pode ser bom ou mau, segundo a natureza do Espírito encarnado. É sempre bom para aquele que ouve as boas inspirações.

    464. Como distinguir se um pensamento sugerido vem de um bom ou de um mau Espírito?

    — Examinai-o: os bons Espíritos não aconselham senão o bem: cabe a vós distinguir.

    465. Com que fim os Espíritos imperfeitos nos induzem ao mal?

    — Para vos fazer sofrer como eles.

    465-a. Isso lhes diminui os sofrimentos?

    — Não, mas eles o fazem por inveja dos seres mais felizes.

    465-b. Que espécie de sofrimentos querem fazer-nos provar?

    — Os que decorrem de pertencer a uma ordem inferior e estar diante de Deus.

    466. Por que permite Deus que os Espíritos nos incitem ao mal?

    — Os espíritos imperfeitos são os instrumentos destinados a experimentar a fé e a constância dos homens no bem. Tu, sendo Espírito, deves progredir na ciência do infinito, e é por isso que passas pelas provas do mal até chegar ao bem. Nossa missão é a de te pôr no bom caminho, e quando más influências agem sobre ti, és tu que as chamas, pelo desejo do mal, porque os Espíritos inferiores vêm em teu auxílio no mal, quando tens a vontade de o cometer: eles não podem ajudar- te no mal, senão quando tu desejas o mal. Se és inclinado ao assassínio, pois bem! terás uma nuvem de Espíritos que entreterão esse pensamento em ti; mas também terás outros, que tratarão de influenciar para o bem, o que faz que se reequilibre a balança e te deixe senhor de ti.

    Comentário de Kardec: É assim que Deus deixa à nossa consciência a escolha da rota que devemos seguir, e a liberdade de ceder a uma ou a outra das influências contrárias que se exercem sobre nós.

    467. Pode o homem se afastar da influência dos Espíritos que o incitam ao mal?

    — Sim, porque eles só se ligam aos que os solicitam por seus desejos ou os atraem por seus pensamentos.

    468. Os Espíritos cuja influência é repelida pela vontade do homem renunciam às suas tentativas?

    — Que queres que eles façam? Quando nada têm a fazer, abandonam o campo. Não obstante, espreitam o momento favorável, como o gato espreita o rato.

    469. Por que meio se pode neutralizar a influência dos maus Espíritos?

    — Fazendo o bem e colocando toda a vossa confiança em Deus, repelis a influência dos Espíritos inferiores e destruís o império que desejam ter sobre vós. Guardai-vos de escutar as sugestões dos Espíritos que suscitam em vós os maus pensamentos, que insuflam a discórdia e excitam em vós todas as más paixões. Desconfiai sobretudo dos que exaltam o vosso orgulho, porque eles atacam na vossa fraqueza. Eis porque Jesus voz faz dizer na oração dominical: “Senhor, não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal!”

    470. Os Espíritos que procuram induzir- nos ao mal, e que assim põem à prova a nossa firmeza no bem, receberam a missão de o fazer, e se é uma missão que eles cumprem, terão responsabilidade nisso?

    — Nenhum Espírito recebe a missão de fazer o mal; quando ele o faz, é pela sua própria vontade e consequentemente terá de sofrer as consequências*. Deus pode deixá-lo fazer para vos provar, mas jamais o ordena, e cabe a vós repeli-lo.

    471. Quando experimentamos um sentimento de angústia, de ansiedade indefinível, ou de satisfação interior sem causa conhecida, isso decorre unicamente de uma disposição física?

    — É quase sempre um efeito das comunicações que, sem o saber, tivestes com os Espíritos, ou das relações que tivestes com eles durante o sono.

    472. Os Espíritos que desejam incitar-nos ao mal limitam-se a aproveitar as circunstâncias?

    — Eles aproveitam a circunstância, mas frequentemente a provocam, empurrando- vos sem o perceberdes para o objeto da vossa ambição. Assim, por exemplo, um homem encontra no seu caminho uma certa quantia: não acrediteis que foram os Espíritos que puseram o dinheiro ali, mas eles podem dar ao homem o pensamento de se dirigir naquela direção, e então lhe sugerem apoderar- se dele, enquanto outros lhe sugerem devolver o dinheiro ao dono. Acontece o mesmo em todas as outras tentações.

    NOTA:
    *Diz o texto francês: “et par conséquent il en subit les conséquences”. Em geral, nas traduções, procura-se corrigir a repetição. Preferimos respeitá-la, mesmo porque nos parece destinada a dar ênfase ao fato. (N. do T.)

  • P&R: Para se ensinar Espiritismo, qual é o método melhor?

    Para se ensinar Espiritismo, qual é o método melhor?

    O melhor método do ensino espírita é dirigi-lo à razão antes de dirigi-lo à vista. É o que Kardec fazia com suas lições. O estudo preliminar da teoria tem uma outra vantagem que é a de mostrar imediatamente a grandeza do objetivo e do alcance da ciência espírita. Aquele que começa por ver uma mesa girar ou bater é mais levado à zombaria, porque dificilmente se persuade de que possa sair de uma mesa uma doutrina regeneradora da Humanidade. Começar pela teoria nos permite passar todos os fenômenos em revista, explicá-los, compreender-lhes a possibilidade, as condições sob as quais podem produzir-se e os obstáculos que poderão ser encontrados. Qualquer que seja a ordem sob a qual eles aparecem depois, nada terão que possa surpreender, poupando-se a quem quer trabalhar uma série de desenganos.

    (Allan Kardec – O Livro dos Médiuns, itens 31 e 32.)

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