Palestra: Existem vícios e paixões que não possam ser vencidas? (30min)

Palestrante: Graça Maciel
Tema Abordado:
Existem vícios e paixões que não possam ser vencidas?
– “Compenetrai-vos, pois, de que o homem não se conserva vicioso, senão porque quer permanecer vicioso; de que aquele que queira corrigir-se sempre o pode. De outro modo, não existiria para o homem a lei do progresso”. – Hahnemann. (Paris, 1863.) Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. IX, item 10.

909. O homem poderia sempre vencer as suas más tendências pelos seus próprios esforços?
— Sim, e às vezes com pouco esforço; o que lhe falta é a vontade. Ah!, como são poucos os que se esforçam! (Allan Kardec – O livro dos Espíritos)

911. Não existem paixões de tal maneira vivas e irresistíveis que a vontade seja impotente para as superar?
— Há muitas pessoas que dizem: “Eu quero!”, mas a vontade está apenas nos seus lábios. Elas querem mas estão muito satisfeitas de que assim não seja. Quando o homem julga que não pode superar suas paixões, é que o seu Espírito nelas se compraz., por consequência de sua própria inferioridade. Aquele que procura reprimi-las compreende a sua natureza espiritual; vencê-las é para ele um triunfo do Espírito sobre a matéria. (Allan Kardec – O livro dos Espíritos)

910. 0 homem pode encontrar nos Espíritos uma ajuda eficaz para superar as paixões?
— Se orar a Deus e ao seu bom gênio com sinceridade, os bons Espíritos virão certamente em seu auxílio, porque essa é a sua missão. (Allan Kardec – O livro dos Espíritos)

Compartilhe