Passeio Histórico sobre o Espiritismo: Rue de Vaugirard

Passeio Histórico sobre o Espiritismo: Rue de Vaugirard

ruevaugirard

Allan Kardec morou na Rue de Vaugirard por cerca de 4 anos, até 1832. Durante parte desta época, manteve o Instituto Técnico Rivail e dedicou-se a escrever livros didáticos, já tendo lançado seu primeiro livro com apenas 20 anos de idade.

Em 1828, lança uma brochura de 52 páginas, intitulada Plano Proposto para a Melhoria da Educação Pública, apresentada aos membros do Parlamento francês.

obrkaardec

Seguiram-se as obras: “Gramática Francesa Clássica (1831)” e “Qual o sistema de estudo mais consentâneo com as necessidades da época? (1831)”.
Em 1832, casa-se com Amélie-Gabrielle Boudet:

amelie

“Casou em 1832 com Amélie-Gabrielle Boudet – que como ele era professora dedicada, e que tendo legalmente os mesmos direitos para ensinar, auxiliava-o em sua tarefa difícil. Em conjunto, eles fundaram nas proximidades de Paris um pequeno educandário para meninas, que foi dirigido pela senhora Rivail.”

(Fonte: Kardec Educador – Textos pedagógicos, de Przemyslaw Grzybowski e Dora Incontri)

Amélie foi o braço direito do marido, ajudando-o e incentivando-o desde o a época do Instituto até nas fase de codificação e difusão do Espiritismo, assumindo o gerenciamento do patrimônio doutrinário deixado por seu marido após o desencarne do mesmo.

Compartilhe