P&R: Que é médium? Mencione três variedades de médiuns de influência fí­sica e seis variedades de médiuns de influências morais.

Que é médium? Mencione três variedades de médiuns de influência fí­sica e seis variedades de médiuns de influências morais.

Médium (do lat. medium, meio, intermediário) é o nome que se dá à pessoa acessível à influência dos Espíritos e aos indivíduos mais ou menos dotados da faculdade de receber e transmitir suas comunicações. Para os Espíritos, o médium é um intermediário; é um agente ou um instrumento mais ou menos cômodo, segundo a natureza ou o grau da faculdade mediúnica. Distinguem-se diversas variedades de médiuns segundo sua aptidão particular para tal ou tal modo de transmissão, ou tal ou tal gênero de comunicação. São médiuns de influência física os que têm o poder de provocar manifestações ostensivas. Exemplos: Médiuns motores, médiuns tiptológicos e médiuns de aparição. São médiuns de influências morais os que são mais especialmente aptos a receber e transmitir comunicações inteligentes. Exemplos: médiuns escreventes ou psicógrafos, médiuns pneumatógrafos, médiuns desenhadores, médiuns falantes, médiuns inspirados e médiuns de pressentimento.

(Allan Kardec – Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas Vocabulário Espírita, págs. 41 a 43.)

Compartilhe