Passeio Histórico sobre o Espiritismo: Instituto Técnico Rivail

Passeio Histórico sobre o Espiritismo: Instituto Técnico Rivail

passeio_historico_rivail

Aos 10 anos, Allan Kardec (H. L. D. Rivail) foi matriculado no Instituto de Yverdon, uma das mais respeitadas instituições de ensino da Europa, localizada na Suíça e idealizada e dirigida por Johann Heinrich Pestalozzi. A experiência de Pestalozzi em Yverdon obteve grande sucesso, atraindo a atenção de figuras importantes da época pelos resultados satisfatórios.

Kardec finalizou seus estudos em Yverdon, chegando a dar aula aos seus condiscípulos na ausência do mestre.

passeio_historico_yverdon

Foi na educação que recebeu em Yverdon e no método criado por Pestalozzi que Allan Kardec se inspirou para criação, em 1826 e com apenas 22 anos, do Instituto Técnico Rivail, na Rue de Sèvres, nº 35. Lá, lecionava física, matemática, astronomia, anatomia comparada e retórica.

Em 1832, após o casamento, mudou-se com Amélie para residir no prédio aonde funcionada o instituto..

Infelizmente, em 1834, o tio materno de Rivail, que havia investido financeiramente para a criação do Instituto, veio a falência financeira e pediu a devolução da quantia. Para honrar com a dívida, Kardec se viu obrigado a vender o Instituto. Com sua parte do dinheiro resultante da venda, o casal tentou investir em aplicações financeiras, não obtendo sucesso.

Sem mais recursos financeiros, o Sr. e Sra. Rivail puseram-se ao trabalho. Rivail na época trabalhou para três empresas durante o dia, enquanto a noite escrevia livros didáticos. Nos 5 anos seguintes, apesar da própria dificuldade financeira, mantiveram em sua casa cursos com ênfase nas ciências exatas para alunos carentes.

Compartilhe