O Projeto Conhecer Kardec foi fundado em 24 de agosto no ano de 2005.
Utilizando das palavras de Allan Kardec, na Revista Espírita de 1961, p. 154, nosso grupo “formou-se com o único objetivo de estudar e aprofundar a ciência espírita.” E acreditamos que “para isto não é necessário um auditório numeroso, nem de muitos membros, pois sabe muito bem que a verdadeira propaganda é feita pela influência dos princípios.”
Buscamos por meio do Projeto Conhecer Kardec trazer o compromisso e a responsabilidade de zelar, amar e divulgar os seus princípios com fidelidade e integridade.
Porém, para compreensão da parte essencial desses ensinos, como o próprio Kardec afirma no Evangelho Segundo o Espiritismo: “exige um certo grau de sensibilidade, a que se pode chamar de maturidade do senso moral”. (1) Verifica-se, então, que não basta compreender apenas intelectivamente, racionalmente; vai além disso… precisamos senti-lo nas fibras íntimas do coração.
A nossa proposta é conhecer, vivenciar e divulgar os princípios do Espiritismo em sua essência, tal qual nos foi entregue pelos Espíritos superiores.
Dessa forma, aludimos as próprias palavras de Kardec acerca dos nossos deveres e responsabilidades perante o Espiritismo.
Segundo Kardec: “alguns organizam ou fazem organizar reuniões onde se ocupam de preferência daquilo que o Espiritismo recomenda não se ocuparem.” (2)
Sabiamente Allan Kardec discorreu que “o Espiritismo é mais entravado pelos que o compreendem mal do que pelos que não o compreendem absolutamente, e, mesmo, pelos inimigos declarados. E é de notar que os que o compreendem mal geralmente têm a pretensão de o compreender melhor que os outros”. (3) E nos concitou a vigilância quando falou que: Importa fazer uma escolha muito rigorosa de suas comunicações e suprimir tudo quanto for inútil insignificante, falso ou susceptível de produzir má impressão.”
Kardec ao falar dos nossos deveres, diz: “É, pois, um dever para todos os Espíritas sinceros e devotados repudiar e desaprovar abertamente, em seu nome, os abusos de todos os gêneros que poderiam comprometê-la, a fim de não lhes assumir a responsabilidade. Pactuar com esses abusos seria acumpliciar-se com eles e fornecer armas aos adversários.” (4)
E finalizamos a apresentação deste Projeto com as palavras amorosas e sábias do Espírito de Verdade: “Espíritas! Amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo.” E enfatiza: “Deus dirige um supremo apelo aos vossos corações, por meio do Espiritismo. Escutai-o.” (5)
(1) Evangelho Segundo o Espiritismo, Sede Perfeitos, item 4.
(2) Revista Espírita, março de 1863, p. 114. Editora FEB.
(3) Revista Espírita, novembro de 1864, p.111, 431-432. Editora FEB.
(4) Revista Espírita, junho de 1865, p.254. Editora FEB.
(5) Evangelho Segundo o Espiritismo, o Cristo consolador, item 5.
Atividades
Atenção: Atualmente as atividades do Projeto Conhecer Kardec estão sendo realizadas em reuniões espiritas familiares e online. Periodicamente as palestras estão sendo publicadas aqui no site e no nosso canal do YouTube, onde você pode se inscrever e ativar as notificações para receber um aviso quando um novo vídeo for publicado. Além disso, publicamos trechos para estudos e reflexões no Facebook e no Instagram.
Nossas reuniões objetivam o estudo aprofundado do espiritismo, baseado em Kardec, e a transformação moral, considerando o item 4 do cap. XVII de “O Evangelho segundo o Espiritismo”: “Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más.”
Regulamento para os estudos
Clique aqui e confira o regulamento para participação nas reuniões de estudo.
Graça Maciel